
O diabetes é uma doença crônica e causa desordens metabólicas, atacando a circulação sanguínea comprometendo vários órgãos,devido a níveis elevados de glicose no sangue pela não produção de insulina ou produção insuficiente da mesma. O diabetes é uma doença incurável causada por uma deficiência de insulina que é um hormônio produzido pelo pâncreas. A insulina atua levando glicose do sangue para dentro das células, proporcionando energia para as atividades celulares.A ausência total ou parcial da insulina causa deficiência no metabolismo, originando maior concentração de glicose no sangue, provocando reação inflamatória nas pequenas artérias degenerando suas terminações,comprometendo toda a circulação sanguínea que como conseqüência,diversos órgãos são atingidos.
O diabetes tipo 1 é a forma mais comum de diabetes em crianças: 90-95 por cento dos menores de 16 anos com diabetes têm esse tipo.
O diabetes tipo 1 é classificado como uma doença auto-imune, ou seja, uma condição na qual um "ataca" o sistema imunológico do corpo de tecidos do próprio corpo ou órgãos. No diabetes tipo 1 é a células produtoras de insulina no pâncreas que são destruídos.
É comum?
Os últimos 30 anos têm visto um aumento de três vezes o número de casos de diabetes infantil. Na Europa e América, diabetes tipo 2 tem sido visto pela primeira vez em pessoas jovens. Este é, provavelmente, em parte causada pela tendência crescente de obesidade em nossa sociedade.
O sobre-peso atinge 30% de crianças brasileiras entre cinco e 10 anos de idade. Com esses indicadores, o Diabetes Infantil vem crescendo no País, tendo a obesidade associada aos maus hábitos alimentares e sedentarismo. Segundo a International Diabetes Federation (IDF), existem cerca de 7,6 milhões de pessoas com diabetes no Brasil.
O que provoca o diabetes da infância?
Tal como acontece com os adultos, a causa da diabetes na infância não é compreendido. Ele provavelmente envolve uma combinação de genes e disparadores ambientais. A maioria das crianças que desenvolvem o tipo 1 não tem uma história familiar de diabetes.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas são os mesmos que em adultos. Elas tendem a vir em mais algumas semanas:
• sede
• perda de peso
• cansaço
• micção freqüente.
Os sintomas que são mais típicas de crianças incluem:
• dores de barriga
• dores de cabeça
• problemas de comportamento.
Às vezes, acidose diabética ocorre antes que o diabetes é diagnosticado.
A possibilidade de diabetes em qualquer criança que tem uma história de outra maneira inexplicado da doença ou dores de barriga por algumas semanas.
Se o diabetes é diagnosticado, a criança deve ser encaminhada ao endocrinologista pediatrico.
Como é tratada a diabetes em crianças?
A maioria das crianças com diabetes precisam de tratamento com insulina. O diabetes é muito perigoso, pois é difícil de ser diagnosticado. Quando não tratado corretamente pode causar à criança, já em sua vida adulta, infarto, hipertensão, derrame, perda de visão, doenças pulmonares, amputação de membros (principalmente inferiores) e insuficiência renal. Exames de rotina, exercícios físicos, controle de peso e colesterol são essenciais no combate a doença. Vale lembrar que, qualquer tipo de tratamento deve ser orientado por um médico e, para regrar a alimentação de seu filho, procure um nutricionista.
Muito útil. Gosto muito desse tipo de informação.
ResponderExcluirSeu blog tá muito bom!
bjs
Marlene.